quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Subsidios Escolares

Estou impressionada com o nosso Portugal, este Estado envergonha-me profundamente! Sou Portuguesa e gosto de Portugal por várias razões mas seguramente o nosso Governo não é uma delas!!! Esta nova Lei para os Subsidios Escolares é a maior vergonha de todos os tempos, é inadmissivel o que está a acontecer, e o que me deixa de facto triste é perceber que os portugueses não fazem nada... o bom português "come e cala-se"!! Eu sou Funcionária Pública, daí declaro todos os meus rendimentos sem poder fugir a um centimo... Portugal está bom é para os "Chulos" que ganham bem e declaram o ordenado minimo! Enoja-me profundamente! Vem agora a Segurança Social atribuir Subsidio Escolares a filhos de Construtores Civis?!?! Conhecendo-os eu bem como conheço, sabendo eu que vivem em vivendas enormes e novas, têm Mercedes , Audis e BMW de topo de gama na Garagem?!?!? E porquê? Porque simplesmente fogem a tudo e pouco declaram no IRS!! Miseráveis!Depois recebem os Manuais Escolares dos filhos de "borla" e ainda almoçam na Escola sem pagar... bom, alguém tem que pagar estas refeições e, quem é que vai pagar? Pois claro, todos nós com os nossos impostos!! Eu não estou contra áqueles que recebem subsidio, para mim tanto faz, estou contra sim, a quem lhes atribuiu os Subsidios!!
A mim revolta-me imenso esta situação porque estou um pouco "por dentro" da vida das pessoas, dado ao local onde trabalho e conhecendo as pessoas, sei que alguns pais passam imensas dificuldades, e que contam os trocos para darem de comer aos filhos, que por vezes são 2 e 3... e estes não recebem subsidio?!?!? E porquê? Porque tudo o que recebem é declarado!!! Eu por exemplo, tenho 1 filha com 10 anos que anda no 6.º ano, o meu agregado familiar apenas é constituido por nós 2, logo, vivemos do meu "Miserável" ordenado de Auxiliar Administrativa da Função Pública, e foi atribuido à minha filha o Escalão B... olha que bem! Depois o Subsidio B funciona assim: dizem que o estado comparticipa 50% MENTIRA!! O estado apenas dá 2 Manuais Escolares (História e Inglês) e os restantes livros temos que comprar, ou seja, para todas as restantes disciplinas SÓ tive que comprar 7 livros!!! Onde estão os 50% que o estado comparticipa?!?!!? Depois é o material Escolar, isto então até dá vergonha de ser Português... dão 5€ em material Escolar da Papelaria da Escola, e o aluno nem sequer pode escolher, para poder usufruir de material que lhe faça falta!! Não!! Já vem dentro de sacos e contém: 1 caderno daqueles sem argolas de capa preta; 1 caneta azul, 1 preta, 1 vermelha e 1 verde; 1 lápiz; 1 Borracha; 1 Régua; e pouco mais... ou seja, no caso da minha filha, o caderno não usou para a escola porque todos os coleguinhas usam de argolas (o que é natural, chega de discriminação social) e de facto aquela "merda" (passo a expressão) já nem se usa na Escola, nem os professores gostam!! Réguas tem lá bastantes, canetas e lápiz custam meia dúzia de cêntimos!!! Por amor de Deus!!! Porque não dão 1 compasso? Material que seja necessário, porque os professores pedem e que é mais caro?? Porque não dão 1 caderno de argolas, ainda que seja de capa preta?
Bom resumindo esta vergonha... no caso da minha filha que foi atribuido subsidio B, posso adiantar que gastei em manuais e material Escolar metade do meu Vencimento e ainda tenho que lhe dar 5€ todas as sextas feiras para tirar as senhas do almoço para a semana seguinte! Aqueles cujo os pais ganham rios de dinheiro, não declaram e fogem a tudo quanto podem e conseguem... almoçam à "nossa" conta, recebem manuais à nossa conta e por aí fora!!! E quem paga? O Português "estúpido" trabalhador honesto!!
E viva PORTUGAL!!!
Bom, isto já para não falar do "Magalhães".. só se fala de magalhães e mais magalhães!!! Que vergonha!! Um colega do meu sobrinho comentou com ele: " Pá eu vou receber um portátil de borla, e tenho lá tantos em casa!! " VERGONHOSO!!! Com tanta miséria neste Portugal e o estado pensa em dar computadores!!!
Tal como está a fazer a Câmara Municipal da minha zona... este ano todos os manuais aos alunos do 1. Ciclo da 1.ª e 2.ª classe... para o ano OFERECEM aos alunos da 3.ª 4 .ª classe... e viva à politica! Já estamos em Campanha Eleitoral na Câmara da Lourinhã!!! A minha filha e os coleguinhas dela tiveram a pouca sorte de andar na Primária fora da Eleições, por isso tivemos que pagar todos os livros Escolares! E quando um Encarregado de Educação questiona numa ocasião um dos membros da CML, qual foi a resposta? " O FACTO DE ESTE ANO A CAMARA MUNICIPAL OFERECER OS MANUAIS ESCOLARES AOS ALUNOS DA 1.ª e 2.ª CLASSE E, PARA O PRÓXIMO ANO LECTIVO AOS DA 3.ª e 4.ª CLASSE, FOI UMA DECISÃO DO EXECUTIVO DA CÂMARA MUNICIPAL; E O EXECUTIVO É O ORGÃO MÁXIMO PELO QUAL TEM QUE SER RESPEITADO!" e pronto... rematou desta forma inteligente e quem ouviu "comeu e calou"!! Mas esquecem-se e, não respeitam o facto de que, se o Executivo está na Camara M.Lourinhã, foi porque nós Eleitores o elegemos para tal e, por isso também nós temos que ser respeitados e ouvidos, pois temos o DIREITO à opinião!!!
Cada vez mais a politica me envergonha!!!
Outra coisa da qual eu não suporto é as Empresas que se aproveitam da "moda" para abusarem nos preços! É vergonhoso!! E depois claro que há descriminação Social logo na infância e na adolescência por parte das crianças: " Olha eu tenho um caderno da Miss B.!!" - " A minha mochila é da Betty Boop!" - " Eu tenho um estojo da Hello Kitty!" E aqueles que não podem ter? Além de ficarem tristes, são postos de parte porque não tem coisas fixes como os outros!!! Esta é a verdade, fria e cruel!! Quando fui comprar o material Escolar com a minha filha, fiquei indignada com alguns preços, como por exemplo: um caderno de argolas e de capa dura da Miss B. custava apenas 9,95€!!! Pode ser isto?!?! Aproveitam-se de tudo e todos!! Eu sei que a minha filha adorava ter cadernos da Miss B., aliás ela tb me pediu, algumas das coleguinhas têm a colecção, cadernos, mochilas, estojos etc... mas com estes valores?!?! Não, obrigada! Há limites!!
Bom... acho que terminei o meu "desabafo"

Sandra

2 comentários:

Unknown disse...

Parece a mim um pouco exagerado mas...é um desabafo e vale por isso mesmo. Talvez haja quem beneficie dos ditos subsídios e não mereça, mas já pensou em quem merece e nas melhoras da sua vida?O mau não é a política mas a falta de trabalhadores que cumpram o seu dever e fiscalizem a quem é entregue o subsídio. E em relação à Miss B....no meu tempo usavam-se os sapatos de verniz e as saias "leopardo", nunca tive nenhuma, e não fui menos feliz por isso, nem pior aluna tão pouco. Educar não é dar tudo o que as crianças pedem, mas ensina-las a viverem felizes com o que têm. E que tal encadernar o caderno preto com recortes da Miss. B?!parece-me a mim que vai ter sucesso. Se a filha recusar, nunca é tarde para aprender.
desculpe o meu desabafo, ana

Sandra disse...

Bom dia Ana e muito obrigada pelo seu comentário. Não percebo o pedido de desculpa pelo seu desabafo, pois não vejo raz~
ao de o fazer. É com um enorme agrado que recebo todos os comentários e agradeço todas as criticas, sejam construtivas ou não. É sempre bom saber que alguém desse lado, espreita o meu blog, lê o que escrevo e ainda deixa um comentário, uma opinião, um desabafo..
A Ana achou exagerado o que escrevi, com todo o direito, são opiniões. Na minha opinião, acho que não entendeu muito bem o que eu escrevi e o conteudo do meu "desabafo". Como é obvio eu penso nas pessoas que merecem o subsidio e nas melhoras da sua vida, nem poderia pensar o contrário. Acho que fui bastante clara, qdo falei acerca deste assunto, pois disse que o que me deixa indignada são os construtores Civis (por exemplo) ganhar tanto e não declararem e o Estado nada fazer acerca disto. Nunca disse que não entendia os bons trabalhadores que merecem esta ajuda, certo?
Em relação ao seu comentário da Miss B., penso que a Ana não entendeu nada do que eu escrevi. Não me queixei em relação à minha filha, porque ela foi e está a ser educada com certas normas, regras e valores que eu prezo bastante como a humildade. Ela não fez questão de ter esses ditos cadernos, apenas peidu, aceitou a minha resposta negativa mas poderá ter ficado um pouco triste o que é perfeitamente natural e proprio da idade. É bastante óbvio que a minha filha é MUITO FELIZ E BOA ALUNA com aquilo que tem, pois é nesse sentido que estamos a educa-la. Agora sou eu que peço desculpa mas penso que eram escusadas as suas palavras.. a forma como escreveu soa a arrogância e ironia, e de facto, é lamentável.. pois a sua interpretação do meu texto está abaixo do fraco. A Ana não entendeu nada do que foi escrito.
Ana, sou uma pessoa humilde e gosto bastante aprender com a vida e com as pessoas... aceito com gratidão todas as opiniões e comentários mas neste caso sinceramente não estou a conseguir... as suas palavras estão completamente erradas, a Ana fez um julgamento completamente errado da minha pessoa e daquilo que escrevi. Não adianta vir aqui com tentaivas de lições de moral, em como educar a minha filha, sabe porquê? Porque tenho 34 anos e uma filha maravilhosa de 12. Somos muito felizes. Há 10 anos que a educo sozinha e está à vista do mundo a menina fabulosa que a minha filha é, e que rezo para que continue a ser.
Ana, mais uma vez o meu obrigada pela sua passagem por aqui e pelo seu comentário ainda que meio disparatado... tenha um execelente dia e volte quando quiser.. de preferencia com comentários em que todos nós possamos tirar algum partido na melhoria da nossa pessoa :)