quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A minha Pequena Grande Princesa...

A minha Pequena Grande Princesa... quantas coisas já passámos juntas nesta vida!!
Adoro e amo cada dia que passa, é sempre uma nova etapa, uma experiência, uma aventura, uma aprendizagem, uma lição, um desafio, mas... as saudades do que ja lá vai, vão ficando sempre mais e mais...
Desde muito cedo que sonhava em ser Mãe, talvez por isso tenha sido Mãe aos 22 anos... e se pudesse voltar no tempo atrás, fazia tudo igual, porque de facto, foi a melhor coisa que me aconteceu e acho que tive a minha filha na altura certa! Os primeiros meses foram deliciosos... noites mal dormidas, horas a fio a embala-la no colo, dar peito de 3 em 3 horas, ainda nem tinha adormecido e ja estava na hora de comer outravez...o primeiro sorriso! Depois vieram as cólicas, sonos trocados, massagens, mais horas e horas, noites e noites a embalar... as primeiras palavras, as gracinhas, as gargalhadas! Entretanto,os dentinhos, cada dentinho, 1 amigdalite... febres, hospitais, medicamentos, noites sem dormir... os primeiros sustos! Enfim um turbilhão de emoções, sorrisos, lágrimas, cansaço, alegria... que saudades!! Hoje, já passaram quase 11 anos e tudo o que sinto é SAUDADE!! Saudade dos primeiros sorrisos, das primeiras gracinhas e gargalhadas, das primeiras palavras... "Tai... Nanã..." depois ha aquelas frases que recordamos para sempre como: "Ó mãe, eu tenho uma unhã" - quando uma unha dela se partia... ou quando comeu bacalhau com natas a 1.ª vez e disse para a Educadora: " Ó Elxa, eu na gota dito, eu tenho dentes..." ainda hoje nos lembramos disto e é riso total e, ainda hoje a minha filhota não acha graça nenhuma a Bacalhau com natas! Que saudade!!! Saudades de pegar nela ao colo e levantar no ar, quando conseguia abracar todo o seu corpo e ela ficava enroladinha no meu colo... saudades daquela voz de menina que ainda estava a aprender a falar, saudades das roupinhas que ela usava e que lhe ficavam tão bem, saudades do cabelo encaracolado, saudades do "narizinho da mãe", saudades da "cara feia da mãe", saudades das gargalhadas quando diziamos: "Como é que a avó Luz ri?" e ela dava gargalhadas bem altas a imitar a avó... saudades, saudades, saudades!!! E foi tudo tão perfeito, SEMPRE!!! O primeiro dentinho, a primeira palavra, o primeiro passo, o primeiro dia de Jardim de Infância, o primeiro desenho para a mãe e para o pai, o primeiro dia de passeio com a Escolinha (chorava ela no autocarro e, chorava eu escondida a vê-la ir com a turminha), a primeira festinha na Escola, a festa Finalista do Jardim, o primeiro dia na Escola Primária, a primeira Ficha de avaliação, o primeiro namoradinho, o primeiro dia na Escola C + S, o primeiro desgosto... tantas descobertas, tantas aventuras!! Já passaram quase 11 anos desta cumplicidade e cada vez mais sinto-me privilegiada por ser Mãe, sinto um imenso orgulho ao ver o meu "trabalho" de educadora... como é fantástico! A minha filha sempre foi e, continua a ser uma excelente companhia, "fala pelos cotovelos" como se costuma dizer... perto dela há sempre assunto. Recordo as nossas longas conversas, quando passeavamos de carro, ou estavamos à mesa a jantar, etc... sempre foram deliciosas!
Hoje, continua a ser uma excelente companhia e a falar, falar, falar... então a nossa última conversa (esta semana) foi muito interessante: "Mãe, há umas certas coisas que eu quero muito fazer na vida: escalada e rapel, quero fazer assim que possa mas, uma coisa a sério não é como fiz este ano na Colónia, quero sentir mesmo adrenalina, deve ser altamente Mãe! Depois quero ir a Londres, quero conhecer o Museu da Cera, estive a ver na internet e é bué da fixe, também quero andar nos BUS e quero visitar a Tower Brigde, sabes o que é Mãe? É uma ponte- basculante e é das mais famosas do mundo, deve ser linda, aliás a cidade de Londres é linda e o que mais me fascina é que a cidade nunca dorme, Mãe... aquelas luzes todas à noite deve ser espectacular!!! Também quero conhecer outros Países, como a Indía, adoro a cultura deles, as tradições, aquelas paisagens, os vestidos delas, é tudo tão interessante mãe e, outro sitio que me interessa bastante é a Aústria, adoro aquelas casas no meio das montanhas, aquele espaço enorme verde, deve ser lindo!! A Grécia eu ja achava super interessante, tanto pelas paisagens como por toda a história e cultura mas, agora depois de ver o filme Mamma Mia eu quero ir para a Grécia conhecer aquelas ilhas Gregas!!!... "
Ao ouvir estas palavras, além da vontade que tive de rir, fiquei emocionada e orgulhosa, como ela está grande!!! Já conversa sobre assuntos tão interessantes, quer conhecer novas cidades, novas culturas... que bom! Está a tornar-se numa MULHER, na qual tenho o maior orgulho :) Bom, do pouco que me lembro, com a idade dela, eu nem tinha ainda bem a noção de que existiam outros Países... acho que comecei a perceber isso, só porque tinha primos na Alemanha, França e Holanda e sabia que viviam num País longe e só vinham cá no Verão!! Hoje em dia, as crianças ja sabem tanto...
Tem sido tão maravilhoso e gratificante partilhar estes quase 11 anos com a minha filhota, minha companheira e amiga! Este Sábado tivemos um casamento, ficamos numa mesa enorme de amigos(as) meus mas, confesso que a minha maior companhia foi a minha filha, não é maravilhoso? Estivemos sempre juntas, conversamos, rimos, dançamos e se dançamos... até cansar! LINDO! PERFEITO! Parecia que era uma amiga que estava ali do meu lado... Obrigada, Adriana!
É incrivel como nós Mães, vamos sempre sentindo saudade ao longo da vida, cada nova etapa é sempre um orgulho, uma aventura, uma novidade mas bate sempre aquela saudade forte, de outras etapas já passadas... isto acontece porque seja qual for a idade de um filho nosso, é sempre maravilhoso vive-la e partilha-la, por isso sempre aproveitei ao máximo todas as estapas na vida da minha Princesa! Vivi todas elas com grande cumplicidade e grandes alegrias... e, cada dia que passa nos tornamos mais fortes por tantas partilhas vividas!
Neste momento estou a passar uma fase um pouco diferente... estou a senti-la a dar aquele passo, que já não precisa SEMPRE da minha mão para caminhar, e isso, por vezes assusta-me um pouco, pois para mim ela é, e será sempre a minha menina pequenina, que precisa da minha protecção 24 horas por dia... Faço um esforço por não lhe mostrar a minha TÃO grande dedicação e protecção, para que ela perceba que está a crescer, e que tem de ser autónoma mas, só eu sei o quanto custa, às vezes, fingir que não estou ali do lado dela, para que ela cresca, aprenda e amadureça... eu estou lá sempre, ela é que pensa que não!
Este ano, decidi que não ía levantar-me todos os dias às 07.30h da manhã, para a ajudar a despachar-se para a escola, como tenho feito todos os anos até aqui... então a minha Pequena Grande Princesa, levanta-se todos os dias da semana, sozinha, às 07:30h, veste-se, arranja-se, faz o seu pequeno-almoço e vai para a camioneta com os coleguinhas... não é fantástica, a minha Adriana? Há quem me tenha dito: "Credo Sandra mas ela só tem 10 anos, coitadinha!!!" Bom, eu não sou da mesma opinião do "coitadinha", acho que só estou a fazer-lhe bem e, depois ela ainda nem se queixou, aliás, ela própria sente-se uma Mulherzinha... todos os dias antes de sair para a escola, vai ao meu quarto, acorda-me e dá-me um beijinho de Bom dia e até logo :)
Há coisas fantásticas, não há?

Um beijo para a minha Pequena Grande Princesa...

Sem comentários: