terça-feira, 29 de julho de 2008

Estado Civil = Estatuto Social

Li estas palavras num Blog e não poderia de postar aqui para que lessem pq de facto são umas GRANDES palavras de um GRANDE ser humano!!


"Estado Civil ou Estado da Alma?
Alguém comentava na TV que sabíamos a percentagem de divórcios, mas que nunca se fazia uma “sondagem” sobre os separados “não divorciados” nem das pessoas “juntas e não casadas”…
Pois é…cada vez é mais difícil classificar, segmentar e mesmo definir a relação a dois!
O Estado Civil já não é o que era… Tradicionalmente, a um estado civil até associávamos um estado de espírito; assim,
O Solteiro podia ser ansioso, libertino, alegre, malandro;
Casado seria com certeza feliz, calmo, seguro…
O Viúvo triste, infeliz…
O Divorciado seria solitário, conflituoso, “perigoso”
Lol !!!
Agora mais parece um cocktail de estados civis e de espírito!!!

O “Estado Civil” é um estatuto social e.... um papel que muita gente representa no teatro da vida, como num palco!
Nada é o que parece….nada parece o que é!
Se estivermos bem atentos a pormenores, verificamos que existe um grande número de pessoas, que são actores na vida!
Às vezes parece estou a assistir a um filme ou um reality show, com altos patrocínios dos valores do medo, da tradição, da segurança social e financeira… cheio de efeitos especiais que escondem a má representação dos actores, e no final, verificamos que a realização e a produção é da autoria dos próprios actores com alguns créditos a figurantes geralmente os filhos, os pais ou os irmãos. As audiências? Todos os amigos, os vizinhos, o patrão, os colegas…
Há uns anos, o teatro era quase perfeito e então, sempre que havia uma alteração de estado, ouvia-se muitas vezes expressões como: “Quem diria!”
Hoje já se ouve dizer muitas vezes: “Estava-se mesmo a ver!” ou até “Finalmente”.
Talvez se faça menos teatro no palco, talvez o publico seja mais exigente, talvez haja cada vez menos actores de palco e cada vez mais actores de rua, representando o papel da Vida!
E talvez por isso, existam hoje inúmeros “Estados Civis” para além dos tradicionais: mãe solteira, pai solteiro, companheiro, união de facto, união sem facto…

Quem sou eu para julgar as relações entre as pessoas!
Sei eu não é fácil.
Já fui solteira, namorada, casada, separada, divorciada, e …hoje o meu estado é….de Amor-Perfeito!
Não é um estado civil…mas é um Estado da Alma!
Gostava de deixar um apelo a tantos Amigos, bons e maus actores ou actrizes da vida, que mudem de profissão!
Parem de fazer da Vida um teatro…
Parem de representar...
Parem de viver a mentira, a omissão,
a indiferença, a culpa, a traição…
Respeitem-se, sejam verdadeiros…
Oiçam a vossa Alma,
Vivam no Amor ou na Amizade…
Mas vivam na Verdade!"


De facto, arrepiei-me ao ler estas palavras pq por uns segundos tive a sensação de que, quem escreveu este artigo estava a ler o meu pensamento... sabe o que sinto exactamente, o que penso!!! E fez-me pensar no meu caso...

Há muitas pessoas que se preocupam imenso com o meu estado civil... é mãe solteira? É separada? Divorciada??? Bom.. realmente fui Mãe à 10 anos e nunca casei... isso faz de mim uma Mãe solteira, ok pronto.. Mesmo tendo vivido em união de facto com o pai da criança... continuo a ser mãe solteira! Mas mesmo que nunca tivesse vivido com o pai da minha filha, continuaria a ser mãe solteira.. depois há quem ache que sou separada, pq vivia maritalmente e separei-me... depois ainda há aqueles que pensam que sabem muito da minha vida e, então acham que sou divorciada!! Juro que não consigo entender o que leva certas pessoas, a querem tanto saber qual o meu estado Civil... sim sou Mãe, sim nunca casei, sim vivi em união de facto, sim separei-me e, sim no meu Bilhete de Identidade está: SOLTEIRA! Mãe solteira, separada, solteira, casada, divorciada, viúva, chamem como quiserem... mas eu estou no estado de tranquilidade, amor-perfeito, harmonioso, liberdade... não é um estado civil,tal como escreveram em cima... é um estado de alma e, que me faz muito feliz e realizada.

Ora aqui está um tema que dava muito que falar e debater mas apenas vou resumir muito rapidamente a minha opinião:
Sei que para a nossa sociedade o estado civil é um estatuto Social... ah se sei... sei do que falo, pq já fui bastante pressionada a ter o tal estado civil: CASADA... já estive para casar e admito que o factor: Estatuto Social foi o peso maior. Ah e tal, filha do Presidente, com 30 e tal anos, mãe solteira... só faltava mesmo o marido para ser perfeito! Perfeito?!?!? Não para mim... não sou mulher para ser a mulher de alguém, sou livre e gosto desta sensação.. sou de todo o mundo e não sou de ninguém! Sei que para muitas Mulheres, o facto de terem no seu B.I. CASADA faz delas umas Senhoras... mas serão mesmo elas umas senhoras?!? Sei que para muitas mulheres, o facto de terem no seu B.I. CASADA, apaga ou abafa os seus passados duvidosos, frustrados e tão badalados... pois bem, eu cá acho que não é um estado civil que espelha o caracter de uma MULHER com M mas sim a sua personalidade transparente, forte, digna e determinada. Sinceramente, não é preciso ter um estado civil CASADA para obter um estatuto social digno... e falando de mim mesma... basta ser a mulher que sou, basta ser a Mãe que sou.. para ter uma vida Digna!

Um bem Haja às Mulheres e Mães com M grande.. seja o seu estado civil: solteira,casada, divorciada ou viúva.. áquelas que pura e simplesmente, não usam um estado civil para andarem de cabeça erguida e de salto alto, mas sim que usam simplesmente o seu caracter transparente e despido de falsidades e hipocresias!

1 comentário:

valdir.marcos@pop.com.br disse...

Muito legal seu ponto de vista.

Valdir, São Paulo, Brasil